domingo, 17 de outubro de 2010

Botox aprovado para a profilaxia da dor de cabeça na enxaqueca crônica.

A agência governamental americana que controla a qualidade dos Medicamentos e Alimentos (FDA - Food and Drug Administration) aprovou o uso da toxina onabotulinumtoxinA (Botox; Allergan Inc) para a profilaxia de cefaléia em pacientes adutos com enxaqueca crônica  que sofrem dores de cabeça em 15 ou mais dias por mês, com duração superior a quatro horas.   

"Enxaqueca crônica é uma das formas mais incapacitantes da dor de cabeça", disse Russell Katz, MD, diretor da divisão de produtos neurologicos da FDA. "Há pacientes que sofrem de enxaqueca crônica por mais de 14 dias por mês. Esta condição pode afetar muito a família, trabalho e vida social, por isso é importante ter uma variedade de opções eficazes de tratamento disponíveis."

Para tratar a enxaqueca crônica, onabotulinumtoxinA é injetada aproximadamente a cada 12 semanas de em injeções múltiplas em torno da cabeça e pescoço "para tentar minizar os sintomas de dores de cabeça futuras", observa o comunicado da FDA. Não tem sido demonstrado que funciona para o tratamento da enxaqueca episódica que ocorrem 14 dias ou menos por mês, ou em outras formas de dor de cabeça, conclui.

As reações adversas mais comuns relatadas por estes pacientes tratados com onabotulinumtoxinA são dor pescoço e cabeça.

Comercializado como Botox e Botox Cosmetic, onabotulinumtoxinA avisa no rótulo que os efeitos da toxina botulínica podem se espalhar para outras áreas do corpo, causando sintomas semelhantes aos de botulismo, acrescenta a FDA . Os sintomas incluem dificuldades de deglutição e respiração, que podem ser fatais.

"Não houve nenhum caso grave confirmado de propagação do efeito da toxina quando o Botox tem sido usado na dose recomendada para o tratamento de enxaqueca crônica, sudorese axilar grave, blefaroespasmo, estrabismo ou, ou quando o BOTOX foi utilizado na dose recomendada para melhorar linhas de expressão ", observa o FDA. (mais...)